domingo, 28 de junho de 2009

Reflexão sobre as eleições autárquicas

.
A cerca de 3 meses das eleições autárquicas, o concelho de Viana do Alentejo é hoje um concelho bastante mais plural que há 4 anos, finalmente começa a aparecer espaço para a oposição e para a formação de opinião crítica. O respeito que a força dominante no concelho tem demonstrado por esta onda crescente de pessoas que expressam a sua opinião é prova disso mesmo.
Aqui e ali os dados foram lançados, nasceu um Movimento ligado ao PS, temos aí o Bloco de Esquerda com vontade de disputar votos com os demais e o PSD que embora debilitado pela saída do Costa da Silva pode dar cartas e servir no melhor dos casos para causar boa impressão, sem no entanto impressionar.
A máquina da CDU que começou a trabalhar á cerca de 3 meses começa a mostrar resultados, com o apoio que toda uma estrutura montada e em funcionamento á dezasseis anos, reuniram esforços e vontades para em volta de um partido esquecerem rivalidades pessoais. Porque o poder não se compatibiliza com querelas particulares. O aquecimento eleitoral está feito, os votos estão contados e agora há que conquistar os que podem trazer a maioria.
Desta forma a CDU de Viana está em vantagem assumida. É um partido politico com listas altamente politizadas que se disseminam pela população adentro. A estrutura readquiriu o conceito de colmeia agora que a rainha tomou novamente a posição de domínio na estrutura e passou a falar a uma só voz.
O Movimento Unidos pelo Concelho de Viana do Alentejo tem um conceito bastante diferente, nasceu da vontade de conquistar um maior espectro de eleitores, desde da CDU, ao PS e ao PSD, tem uma forte expressão Independente e o apoio do Partido Socialista. Logicamente que este conceito é bastante mais penalizador para uma estrutura política, seria sempre de esperar algumas lutas pela posse de pequenos poderes adquiridos á custa da militância politica. É realmente mais difícil constituir uma unidade numa estrutura deste tipo. A diferença de ideais políticos, atitudes e formas de pensar livres na sua maioria penaliza a unidade, mas tem reforçado a pluralidade. Destituído na sua génese de conotações políticas, apresenta um candidato plural altamente popular e com capacidade de gerar consenso, de atitude humilde e frontalidade, emprestou a este movimento o equilíbrio que faltava.
Com as fundações finalmente ancoradas o Movimento Unidos pelo Concelho de Viana do Alentejo vai disputar eleições com base num modelo realmente inovador aqui no concelho, os grupos de trabalho foram altamente participados e produziram a semente do que será o manifesto e a bandeira dos que querem a mudança no concelho de Viana.
Brevemente serão apresentadas as listas de Juntas, Assembleia Municipal e Candidatos ao Município e dar-se-á inicio á recta final desta corrida.
O PSD tem sido uma sombra do que foi, sem liderança e sem voz que se faça ouvir corre o risco e sofrer uma diminuição de votação bastante drástica. Apesar de ainda se esperar pelo Costa da Silva para dar uma ajuda na junta de freguesia das Alcáçovas, penso que desta vez os resultados vão ser muito diferentes de outras ocasiões. Aqui resta saber a quem pertence este eleitorado (o eleitorado que votou no Costa da Silva nas ultimas eleições).
O Bloco de Esquerda vem ai, dia 3 de Julho vão dar-se a ouvir na Junta de Freguesia de Aguiar, com 181 votos conquistados nas últimas eleições autárquicas aqui no concelho são uma força política a ter em conta. Sempre pensei que seria cedo para a apresentação do bloco aqui no concelho, no entanto o que tenho ouvido por ai leva-me a crer que possivelmente aparecerão com uma candidatura ao município. O que poderá baralhar bastante as contas por aqui, isto se o candidato escolhido reunir consensos, pois esta é uma eleição bastante diferente das eleições europeias. A ver vamos.
Se há mais partidos ou movimentos, não tenho conhecimento e por isso não vou expressar uma opinião sobre os restantes partidos políticos.
Na minha opinião as forças políticas que melhor se apresentam para disputar estas eleições são a CDU e o Movimento Unidos pelo Concelho de Viana com o PS a apoiar.
A união dos militantes e simpatizantes Comunistas foi novamente comprovada, apesar de tudo a união quase militar mantém-se e dá provas de organização, fica uma pergunta, quererão os Aguiarenses, os Vianenses e os Alcaçovenses mais do mesmo?
O Movimento Unidos pelo concelho de Viana do Alentejo que ainda não se encontra tão organizado como o seu principal rival, vai apresentar as suas listas para muito breve e vai concerteza fazer renascer a dinâmica na política concelhia com novas caras que querem e podem fazer a diferença, porque este projecto não tem dono, foi feito por todos e é para todos.

Retirado do Blogue http://peixe-banana.blogspot.com/ 28/06/2009

Uma perspectiva....